sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal à todos!

music

A ceia de Natal em outros países

Dependendo do país, a ceia natalina é totalmente diferente da nossa. Em alguns deles, de tão inacessíveis. não é possível nem imaginar o que vai à mesa.

Dos países europeus que celebram Natal como nós, é na República Tcheca e na Eslováquia que está uma das ceias mais diferentes que existem Lá, é servida uma sopa de peixe, além de carpa assada e salada de batatas. Na Alemanha também se serve sopa, mas de legumes e vegetais, mas, a ceia varia muito de acordo com a região do país. Mas, na média, come-se carpa, salada de batatas com salsicha, salsichas brancas, batata cozida e ganso.


Nos países mais frios, que estão em inverno rigoroso nessa época do ano, é bem comum servir sopa na noite de Natal, como entrada. Isso aquece as pessoas e deixa todo mundo mais à vontade para a ceia. E na média, nos países cristãos da Europa e das Américas, a ceia de Natal é muito parecida.

A ceia brasileira sofre influência tipicamente européia, por causa da colonização portuguesa e, depois, dos imigrantes, principalmente os italianos. Mas no Brasil, assim como em Portugal, a origem da ceia de Natal é judia e recebeu também muita influência árabe. Esses povos são conhecidos por fazer grandes celebrações em torno da mesa, com famílias grandes, amigos e é por isso que a passagem bíblica da Santa Ceia tem como cenário uma mesa com muita gente em volta, é uma simbologia: Cristo e a família escolhida por ele que são os apóstolos. Na ceia de Jesus que a gente conhece, foi servido vinho – que por sinal naquela época era um vinho muito difícil de fazer e ao contrário do que se pensa era mais branco do que tinto – e pão. Na ceia dos europeus, e conseqüentemente na nossa, come-se pernil, carne de porco, peru, rabanada... No caso luso-brasileiro tem ainda bacalhau, bolinhos de bacalhau e só recentemente foi incluído o chester, de uns 30 anos pra cá.


O peru, uma ave de origem mexicana, só entrou na mesa européia por volta de 1530. Primeiro na Espanha, depois na Inglaterra. Posteriormente, se espalhou por todos os reinos europeus porque era uma opção mais barata que o faisão, que tinha de ser caçado e o peru, bastava criar em cativeiro.Uma ave símbolo da culinária asteca.

O chester é uma invenção escocesa e que hoje tem sua maior produção no Brasil. Ainda para a nossa ceia, os italianos trouxeram o panetone, no início do século passado e no final do século 19. As nozes vêm da influência muçulmana, moura, na península Ibérica.

Na França, base da culinária moderna a partir de meados do século passado, a ceia natalina é uma grande refeição como a nossa, mas a comida lá é tratada com certa luxúria. A ceia dos franceses inclui muitos ingredientes da culinária mediterrânea e aí eles abusam de lagosta, ostra, camarão, além de peixes. O famoso escargot não pode faltar, assim como o foie gras, o tradicional patê de fígado de ganso, que é a melhor companhia para um Borgonha. O peru também é um prato popular na ceia de Natal e, geralmente, serve de base para os grandes vinhos de Bordeaux e da Borgonha, principalmente a coxa e a contra-coxa de peru, que são mais gordurosas e podem ser acompanhadas por vinhos tintos como pinot noir, beaujolais e merlots mais leves. O vinho de qualidade, aquele mais caro, que normalmente os franceses não bebem o ano todo, é aberto nas festas de fim de ano e aí o champagne passa a ser também integrante fundamental das ceias de Natal e ano novo franceses.


Já os norte-americanos absorveram muito as práticas culinárias do México e do Caribe. Peru, tender, presuntos variados e mais recentemente, da década de 70 pra cá, o chester, são a base da ceia de Natal deles. Na região da América Central e em Cuba, já se come mais o pernil de porco.

O padrão da Ceia de Natal é universal, mas no consenso geral é um padrão errado. Aqui no Brasil estamos no verão, nos Estados Unidos e Europa é inverno. Para lá funciona bem esse padrão mais calórico da ceia e essa é a razão desses pratos na celebração do Natal.

Fonte consultada: Blog Gourmet Brasília, postada no blog do meu amigo Marcelo Abreu: Pérolas da Degustação.

Um feliz natal a todos os que acompanham o blog de alguma forma.
Obrigado por tudo e voltem sempre!

Nenhum comentário:


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha