sexta-feira, 17 de junho de 2011

O milho e sua história

O fato de receber muitas visitas diárias na postagem Milho, resolvi pesquisar e saber mais sobre esse cereal bastante consumido aqui no Brasil, principalmente em época de Festas Junina.


Descoberta em ilhas próximas ao litoral mexicano, há mais de 7 mil anos, a planta silvestre recebeu o nome de 'milho', de origem indígena caribenha, com o significado de 'sustento da vida'. Muito usado pelos incas, maias e astecas, o grão foi a base da alimentação das sociedades antigas e todas as atividades em grupo eram feitas em função de seu plantio. Com o período de colonização do continente americano e as grandes navegações, o alimento ganhou o mundo e se tornou um dos primeiros itens de cultura mundial, perdendo apenas para o trigo e o arroz.A facilidade de cultivo e a variedade de formas de consumo do produto - que pode ser ingerido cru, cozido, seco ou transformado em farinha - garantiram seu sucesso em diferentes regioes do planeta, entre elas o México, que utilizava o farelo para preparar pequenos bolos, chamados de tortillas, e parte item presente no cardápio tradicional nativo até os dias de hoje.

A chegada a terra tupiniquim


O grão nao veio parar nas maos dos brasileiros somente com a vinda dos europeus. No Brasil, o milho fazia parte do dia-a-dia dos índios antes mesmo da chegada dos colonizadores, que aproveitavam todas as partes do vegetal.Com a vinda dos portugueses, surgiram novos pratos a base de milho e seu consumo aumentou significativamente. Mas, em 1950, por conta de uma forte campanha favorecendo o trigo, o item perdeu espaço entre os alimentos preferidos da mesa brasileira e, hoje, tem um consumo abaixo dos números de locais como o México e o Caribe.


Curiosidades


O milho é uma planta presente em diversos lugares do mundo e usado tanto para a alimentação humana como para a produção de ração animal. Apesar de bastante conhecido na mesa brasileira, o cereal tem apenas 5% de sua produção direcionada para o consumo humano; a maior parte vai para a alimentação de animais criados em grande escala.A cultura do milho - um dos primeiros alimentos domesticados pelo homem - tinha como objetivo aproveitar os grãos e o suco proveniente de seu talo. Alguns povos produziam açúcar e mel a partir do líquido extraído. Atualmente, existem diversos tipos de milho: o milho verde, o doce, o farinhoso, o pipoca, o duro, o macio e o dentado.Além de servir de base para diversos pratos da culinária, o vegetal também está na raiz da produção de amido, azeite, bebidas alcoólicas, combustíveis e corantes alimentícios.


Nutritivo e saboroso


Não é apenas pelo prazer do paladar que o milho deve aparecer com mais freqüência na dieta alimentar. De acordo com a nutricionista Heloisa Guarita, diretora da consultoria de nutrição RG Nutre, o grao tem fibras e nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.'Mas para um consumo saudável do milho, é recomendado não adicionar muita gordura ou açúcar durante o preparo dos alimentos', recomenda Heloisa. Para os pais e maes que não sabem com qual que freqüencia devem oferecer o alimento aos filhos, a dica da nutricionista é que ele seja consumido uma vez ao dia.'A quantidade de fibras pode causar uma maior atividade intestinal e estimular a formação de gases, desregulando o sistema digestivo', explica. No entanto, a nutricionista reforça que o consumo tem que ser estimulado freqüentemente e sugere que o grao seja preparado de outras formas. 'O milho é um alimento com bons valores nutricionais e deve ter lugar cativo na mesa das famílias', afirma Heloisa.


Fonte: Agrosul

Nenhum comentário:


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha