sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Peru com Farofa de Maçãs e Nozes

Para algumas pessoas a ceia natalina está ligada à última ceia de Cristo ao lado de seus discípulos, talvez realmente tenha alguma ligação. Porém, segundo consta na literatura a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizassem aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa comemoração era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local como, por exemplo, a adição do peru na ceia norte-americana, peculiaridade que logo passou a fazer parte dos costumes de outros países a exemplo o Brasil. A seguir os principais pratos presentes na ceia brasileira:

• Peru;

• Leitão;

• Arroz;

• Farofa;

• Castanhas;

• Nozes;

• Salada Tropical;

• Frutas (em especial as exclusivas do território brasileiro);

• Bolinhos de Bacalhau;

• Vinhos;

• Champagne, etc.


Mas nada o impede de inovar o cardápio e a decoração, de forma a deixar sua ceia natalina muito mais especial e exclusiva. Uma boa dica é não ingerir, de forma abusiva, bebidas alcoólicas para não estragar a comemoração.
Bom e o prato principal que não pode falta na noite de Natal é o Peru, abaixo uma deliciosa receita de Peru com farofa de maçãs e nozes, aproveitem!
Ingredientes:

1/2 xícara (chá) de água
2 cubos ou sachês de caldo de galinha
1/2 xícara(chá) de margarina derretida
1/2 xícara(chá) de alimento à base de glucose de milho ou mel
1 peru
1 xícara (chá) de suco de laranja
4 maçãs médias descascadas e cortadas ao meio

Farofa:

50 g de bacon em cubos
1 cebola grande cortada em cubos
4 colheres(sopa) de maionese comprada
2 maçãs médias cortadas em cubos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de mandioca torrada
2 colheres(sopa) de salsinha picadinha
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1/2 xícara(chá) de azeitonas pretas picadas
Sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, ferva a água e dissolva os cubos de caldo de galinha, reserve. À parte, em uma tigela, misture a margarina e a glucose a base de milho ou o mel; reserve metade da mistura e junte o restante ao caldo reservado.Besunte o peru com a mistura que contém o caldo, despeje o suco de laranja, cubra com papel-alumínio e leve ao forno pré-aquecido por mais ou menos 1 hora e 30 minutos, regando com o molho da assadeira de vez em quando. Retire o papel-alumínio, besunte o restante da mistura reservada e asse por mais uns 30 minutos. Coloque as maçãs na assadeira ao lado do peru e leve de volta ao forno por mais 15 minutos.

Farofa:

Em uma panela grande, frite o bacon em sua própria gordura. Junte a cebola e a maçã em cubos e refogue por mais 3 minutos. Acrescente a maionese e a farinha de mandioca, misture e retire do fogo. Adicione a salsinha, as nozes, a azeitona, o sal e a pimenta e misture. Reserve.Coloque o peru em uma travessa e espalhe as maçãs ao redor. Coe o caldo que se formou na assadeira e coloque em uma molheira.Sirva o peru com a farofa e o molho.Obs.: As maçãs sugeridas são vermelhas, mas se preferir um pouquinho mais ácido, use as verdes.Eu costumo colocar temperos porque sempre dou uma lavadinha, se for peru congelado. Caso seja fresco, coloque mais temperos, inclusive alho, e se preferir pode substituir metade do suco de laranja por vinho branco.

2 comentários:

Anônimo disse...

saudades de vc amiga tenho muita coisa para falar a vc te adoro muito

RESPOSTA DE MAZÉ PARA ANÔNIMO disse...

Não faço a mínima idéia de quem seja você... Caso queira conversar é só enviar um e-mail para: psicoinfo@bol.com.br
Um abraço


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha