quarta-feira, 10 de março de 2010

Pirarucú com creme de camarão


Vocês não fazem idéia como eu estava desejando comer esse peixe... Voltando das férias a primeira coisa que eu fiz foi ir à uma feira de peixes e comprar o "rei da água doce", o pirarucú. Um dos maiores peixes de água doce do mundo, o pirarucú, também conhecido como bacalhau da Amazônia, faz sucesso pela sua versatilidade de compor inúmeras receitas. Isso é possível graças ao seu sabor exótico que consegue agradar a todos os paladares. O Pirarucú contém o ômega 3 e, com isso reduzem os riscos de doenças cardíacas. A receita de hoje traz como ingrediente principal esse delicioso peixe da Amazônia.
Prepare esse delicioso Pirarucu ao molho de camarão. Nesta receita o pirarucu deve está cortado em filé. Lave - o com limão, deixando de um dia para o outro no sal e alho. Confira abaixo os ingredientes e o modo de preparo. Bom Apetite!

Vamos aos ingredientes

2 kg de pirarucú fresco
1 kg de camarão
2 litros de leite
80 g de maisena
2 cebolas processadas
1 xícara de pimenta de cheiro picada
15 unidades de castanha do pará
2 colheres (sopa)de pimenta do reino
1 colher (sopa) de cominho
3 colheres (sopa) de azeite de dendê
3 colheres (sopa) de azeite português
sal a gosto
2 latas de creme de leite
1 vidro pequeno de leite de coco
1 colher (sopa) de alho processado
1 xícara de coentro picado
3 limões
1 1/2 colher (sopa) de pimenta calabresa
1 xícara de molho de tomate

Como Preparar

Tempere os filés do peixe com sal, pimenta-do-reino, cominho, alho picado e um pouco de limão. Misture e deixe tomar gosto por uns 30 minutos aproximadamente.
Grelhe na frigideira e reserve.

Creme

Coloque uma panela os 2 litros de leite aos poucos, com a maisena e vá mexendo para poder diluir. Após ter engrossado um pouco, coloque o creme de leite e mexa um pouco e reserve.

Molho de Camarão



Em uma frigideira coloque o azeite de dendê, o azeite de oliva, alho, cebola,pimenta-do-reino, pimenta de cheiro, cominho, pimenta calabresa, molho de tomate, coentro e deixe refogar. Após ter refogado bem os temperos coloque os camarões, misturando tudo e deixe refogar. Em seguida coloque o creme e misture bem, deixe ferver mexendo de vez em quando. Depois de pronto coloque sobre o peixe e sirva.

Dicas: Sirva com arroz, batatas cozidas ou a outros acompanhamentos de sua preferência.

Um comentário:

João Mario disse...

Nunca havia visto receita de pirarucú com creme de camarão. É uma ótima novodade. Minha mãe e do Amazonas e frequentemente temos este belo peixe à mesa. Se procurar no meu blor (marcadores peixes) vai encontrar meinha receita de pirarucú no tucupi com arroz de castanhas do Pará... não preciso nem dizer que é para repetir...

Um abraço

João MArio


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha