sábado, 24 de abril de 2010

Strogonoff de carne

As histórias sobre a origem do strogonoff, prato de origem russa, são inúmeras. De acordo com uma versão bastante difundida, a iguaria surgiu na região de Novgorod, próximo a São Petersburgo. No século XIV, a nobre família Stroganoff tinha como hábito reunir a vizinhança em seu castelo, todos os meses, para saborear receitas preparadas por uma baronesa chamada Nikolie Strogonoff. Certa noite, Stroganoff serviu um prato com cebolas picadas, cogumelos, carne suína e bovina cortadas em tiras, flambado à vodca e engrossado com polpa de tomate.
Fonte: http://desciclo.pedia.ws/wiki/Strogonoff

Ingredientes

600g de filé mignon
250g de champignon em conserva
1 cebola grande picada
1 dente de alho picado
250ml de creme de leite fresco
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 colher de sopa de catchup
1 colher de sopa de conhaque
1 colher de sopa de molho inglês
Azeite
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de preparo

Corte o filé mignon em vários bifes finos. Corte cada bife em tiras de 4 cm aproximadamente. Coloque numa tigela e tempere com sal e pimenta-do-reino. Corte os champignons em fatias.

Acrescente azeite na panela e aumente o fogo. Junte uma parte da carne picada e espere dourar. Mexa um pouco para dourar todos os lados. Retire a carne já refogada da panela, coloque mais um pouco de azeite e junte as tirinhas de carne restantes. Se você colocar toda a carne de uma só vez, a carne esfriará a panela e irá cozinhar no próprio líquido, deixando-a dura.

Coloque um pouco de azeite em outra panela grande e leve ao fogo baixo para esquentar. Acrescente a cebola picada e refogue por 2 minutos. Junte o alho picado e refogue por mais 1 minuto. Junte a carne, o champignon, extrato, creme reservado e deixe cozinhar por 2 minutos, mexendo sempre.

Junte o catchup e o molho inglês, por último o cognac. Cozinhe por mais 1 minuto e retire do fogo. Verifique os temperos e sirva imediatamente com arroz branco e batata palha.

Nenhum comentário:


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha