quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Risoto de tucumã



Ingredientes

colher (sopa) de cebola picada
2 colher (sopa) de azeite
30 ml de vinho branco
1 xícara(chá) de arroz arbório
100 gr tucumã ralado grosseiramente
3 xícaras de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de manteiga gelada
70 gr de queijo qualho ralado grosso
Sal a gosto

Como fazer

Refogue a cebola picada no azeite. Acrescente o arroz arbóreo e refogue, para que os grãos possam absorver toda a gordura. Acrescente o vinho branco e refogue mais um pouco quando secar adicione o tucumã. Despeje então, 1/3 do caldo reservado(bem quente), abaixe o fogo e deixe cozinhar em panela sem tampa. Quando estiver quase seco, acrescentar a metade do caldo restante e mexa. Quando estiver quase seco novamente, retire a panela do fogo e do calor, acrescente a manteiga gelada e o queijo qualho. Mexa tomando cuidado para não quebrar os grãos. Sirva asseguir.


A palmeira do tucumã é muito versátil, é explorada ou cultivada por seu palmito e frutos comestíveis, pela sua madeira, usada para fazer brincos, pelo óleo das sementes, utilizada em cozinha, e também pelas folhas, das quais se extrai fibra de tucum, usualmente em redes e cordas que resistem à água salgada.
Os Frutos são pequenos coquinhos (foto a baixo) e o que se consome é uma finíssima camada entre o coco e a casca. É muito fibroso com um sabor único e sinceramente não sei com o que comparar.
Em Manaus é muito consumido com pão e queijo qualho conhecido como (X- Caboquinho) ou com tapioca. Tem textura excelente para pastas e cremes.

2 comentários:

Luciê disse...

Olá Mazé!!!!!!!!!!! Amei suas receitas postadas eem Cozinha da Mazé. Adoro Tucumã, um fruto delicioso e nutritivo. Inclusive patentiei uma receita, a qual consta nosite da ana Maria Braga. Risoto Cremoso de Tucumã ao Perfume de Alecrim, é simplismente divino. Gostaria que vc experimentasse. Bjs. Luciê

Luciê disse...

Olá Mazé, adorei suas receitas postadas. Sou gastrônoma e resido em Porto Velho-RO. Adoro tucumã, até patentiei uma receita com este fruto maravilhoso: Risoto cremoso de tucumã ao perfume de alecrim, o qual foi poderá ser confirmado no site da Ana Maria Braga. Gostaria que vc degustasse. Bjs. Luciê


"Parafuso" com molho napolitano

"Parafuso" com molho napolitano

Bolo de chocolate

Bolo de chocolate

Mousse de ameixa

Mousse de ameixa

Carne com legumes e arroz

Carne com legumes e arroz

Farofa Natalina

Farofa Natalina

Marcadores

Dúvidas e Sugestões? Use o formulário abaixo


Nome:

E-Mail:

Assunto:

Mensagem:


Você poderá gostar de

Música na cozinha